> Arquivo

Excerto da Lista em Memoria dos Deportados da Belgica - Familia Dublon

RG:
ARQ/1361

Ficha:
1670

Arquivo:
1555

Tipologia:
Lista

Classificação:
Outro

Idioma:
Alemao

Número de páginas:
1

Síntese:

Excerto da lista em memória dos deportados da Bélgica onde encontram-se registrados os nomes dos membros da família Dublon.

Os membros da família Dublon (assim como tantos outros judeus expatriados da Alemanha) tentaram fugir no navio St. Louis, mas foram impedidos de desembarcar em Cuba, sendo obrigados a retorar para e Europa. Optaram por desembarcar na Bélgica, até então uma nação neutra. A família Dublon, entre 1941 e 1944 viveu refugiada na Bélgica até o momento em que foram deportados, em janeiro de 1944, do campo de trânsito Mechelen (Dossin-kazeme) para Auschwitz no comboio 23. Hoje reside em São Paulo um representante da família Dublon, sobrevivente dessa tragédia.

Observação:

- Documento reproduzido do site do Museu Memorial do Holocausto dos EstadosUnidos: http://www.ushmm.org/museum/exhibit/online/stlouis/search/research/resource4/schoen.htm

Pessoas Citadas:

Ovsei Dubinski;

Erich Dublon, irmão de Willy-Otto Dublon;

Erna Dora Dublon, mãe de Eva e Lore Dublon, esposa de Willy-Otto Dublon;

Eva Dublon, filha de Willy-Otto e Erna Dorna Dublon;

Lore (Laura)Dublon: filha de Willy-Otto Dublon e Erna Dora (Beermann) Dublon, nascidaem Erfurt (Alemanha). Entre 1941 e 1942 escreveu o "DiárioAmigo", 24 pp. (documento inédito cujo original encontra-sesob a guarda do Museu Judaico de São Paulo). Neste registro amenina Lore registrou suas impressões sobre o drma vivenciadopelos judeus refugiados na Bélgica, seus sentimentos de fome,medo e pânico diante das violências praticadas pelos nazistas,assim como detalhes sobre a invasão de Bruxelas pelos alemães.

Willy-Otto Dublon pai de Eva e Lore Dublon, casado com Erna Dora Dublon;

Palavras Chave:

lista; deportado; Dublon; Belgica;