> Iconografia

A classe de Anne Frank (ao centro) na escola Montessori n. 6

RG:
ICO/1149

Autor:
Fotógrafo não identificado

Cidade:
Amsterdã

Data:
1936

Tipologia:
Fotografia

Natureza do objeto:
Reprodução

Natureza / Descrição:
P&B
Reprodução digital do original

Técnica:
gelatina/prata

Suporte:
Papel

Acervo:
Arqshoah-Leer/USP

Descrição:

A classe de Anne Frank (ao centro) na escola Montessori n. 6, sendo  seu professor (à direita), o senhor Van Gerder. Amsterdã, 1936. http://www.annefrank.org/pt/Anne-Frank/Emigrando-para-a-Holanda/Em-Amesterdao-em-casa/

 

Observação:

Nanette Blizt König, Blitz de nascimento e König de casada. Nasceu em Amsterdã, Holanda, no dia 6 abril de 1929,  sendo de uma família judaica não muito religiosa, de classe média.  Seu pai chamava-se Martijn Willem Blitz, natural da Holanda, trabalhava na gerência do Banco de Amsterdã. Sua mãe chamava-se Helene Victoria Davids, nasceu em Kimberley, na África do Sul, onde morava sua família.

Após a guerra, o pai de Anne Frank, Otto Frank, enviou uma carta a Nanette, que ainda guarda com ela.  Ele chegou a visitá-la em outubro de 1945 no sanatório em Santpoort, onde estava se recuperando do tifo, pleurisia e tuberculose, doenças comuns nos campos de concentração nazistas. Contou-lhe que pretendia publicar o diário de sua filha Anne, hoje traduzido para mais de 60 idiomas. Foi a avó da Anne que morava em Basel que sugeriu que o livro fosse publicado.

Palavras-chave:

Amsterdã; Anne Frank; classe; escola; Holanda; Montessori; Nanette Blizt König.

Imagens Relacionadas:

12-300